Técnicas para estudar corretamente

A orientadora educacional Marinês Silva alerta que crianças e adolescentes que fazem lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras. Mas isso tem que ser feito da maneira correta. Abaixo segue algumas dicas da orientadora educacional para que o estudo seja melhor aproveitado:


1 - Tenha uma rotina de estudos: Converse com seus pais e estabeleça com eles uma rotina para as tarefas e trabalhos.

2 – Organização: Veja o que tem de lição de casa e qual a data de entrega. Organize o tempo e evite acumular as tarefas.


3 – Nada de barulho: Desligue a televisão, o rádio, o computador e outros aparelhos que possam atrapalhar a concentração. O local de estudo deve ser quieto. Se possível, um lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente.


4 – Disposição: Na hora da lição, você precisa estar bem disposto, ou seja, não pode estar cansado, com fome, irritado ou distraído.



5 – Boa postura: Sente-se corretamente. Nada de fazer a lição na cama, no chão ou no sofá! A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso e tamanho.


6 – Reveja a lição: Em caso de dúvidas, pense e você chegará a uma conclusão. Quando perceber que errou, tente localizar o erro.



7 - Organizar os conteúdos é primordial. O aluno deve saber em que matérias têm mais dificuldade para dar prioridade e redobrar a atenção. Este momento deve ser importante: Evite fazer algo que pareça mais “interessante”. 

Fotos: Dennys Bravo
Texto: Caroline Oliveira